O Suporte TI é um conjunto de serviços de assistência fornecido ao cliente para manter o pleno funcionamento de máquinas, equipamentos, ferramentas e sistemas de TI de empresas. Trata-se, portanto, de uma estrutura tecnológica, focada no desempenho e no auxílio de diversas outras atribuições de uma empresa e seus setores, tais como implementação de processos, proteção e segurança de dados, pesquisa, cotação e instalação de novas soluções, realização de treinamentos e consultoria de TI, locação de notebook, entre outros.
Por que você precisa de um Suporte TI?
Se você acha que apenas grandes corporações demandam Suporte TI, saiba que empresas de todos os portes precisam garantir que o mínimo em tecnologia da informação esteja funcionando para uma boa operação. Como muitos negócios não têm orçamento suficiente para manter uma equipe ou não dispõem de uma grande infraestrutura, existem alternativas acessíveis no mercado para sanar uma possível vulnerabilidade, como a terceirização.
Principais atividades do Suporte de TI
Firmar um contrato de outsourcing comercial nada mais é do que terceirizar o Suporte TI que sua companhia precisa. Na prática, é possível que você se depare com diferentes atividades de suporte. No entanto, o mais importante é entender as principais atividades realizadas pelo seu parceiro.
Entre elas, podemos citar: gerenciar informações em uma organização, garantir a disponibilidade, estabilidade e atualização constante do ambiente de TI – incluindo hardwares e softwares – corrigir problemas de infraestrutura de TI e atender aos chamados dos usuários. É preciso salientar que a terceirização do Suporte TI traz vantagens, ainda, em relação ao custo-benefício de contar com um parceiro sempre próximo para atender, sem a necessidade de uma equipe de especialistas na sua organização, o que reduz gastos.
Tipos de Suporte
É muito comum ouvir termos como Help Desk ou Service Desk quando falamos em atividades do Suporte de TI. Mas existem outras nomenclaturas, como por exemplo suporte presencial, remoto ou de campo. Vamos ver mais sobre cada um deles abaixo:
Help Desk
O Help Desk é o início do atendimento. Geralmente eles respondem apenas por problemas mais simples, já que seus acessos e ferramentas são elementares e por isso, na maioria das vezes conseguem resolver o atendimento de forma remota. Caso seu problema seja algo que requer um especialista, eles vão abrir um chamado técnico para outra área.
Service Desk
Essa equipe já tem conhecimento para demandas mais complexas. Geralmente o Service Desk está atrelado ao Suporte TI Presencial, devido ao grau de dificuldade que eles costumam atender. Com isso, é comum que o analista tenha que se deslocar até o local do atendimento.
Como contratar um Suporte TI
Mapear as necessidades do seu negócio com um diagnóstico preciso, oferecendo soluções sob medida é a especialidade da Start TI. Como Suporte TI, desenvolvemos atividades essenciais para manter a sua empresa em perfeito funcionamento, otimizando tempo e performance, com total segurança no seu dia a dia, tanto para colaboradores, como para clientes.
Acesse Nossa Página no Facebook e o nosso Instagram
Entre em contato conosco e faça o seu orçamento, teremos muito prazer em atendê-lo
Gostou dessa postagem? Acesse a nossa página de Blog e fique por dentro das novidades.