Vivemos a era da segurança da informação, em que um volume de dados gerados por transações digitais é praticamente incalculável. O que faz deste cenário um ambiente perigoso e propício para golpes, de maneira que o roubo de dados e a indisponibilidade de serviços, entre outros fatores, podem interferir no funcionamento correto das atividades de empresas.
Desta forma, o analista de suporte técnico, em se tratando da tecnologia da informação, deve agir de forma preventiva, realizando a seleção, implantação e manutenção de hardwares e softwares básicos e de apoio, definindo controles de acesso aos recursos, participando na documentação de rotina e acompanhando o desempenho dos recursos técnicos instalados.
O que é segurança da informação
Segurança da informação é a proteção de dados de propriedade das organizações contra ameaças diversas, como ataques virtuais. Por meio de ações envolvendo políticas empresariais e segurança em TI, o objetivo é mitigar riscos e garantir a continuidade das operações de uma organização.
Em outras palavras, é um conjunto de conhecimentos, colocados em prática por um suporte técnico especializado, que mantêm os dados sensíveis em sigilo; é a defesa do que não é público, para que eles estejam acessíveis somente aos seus responsáveis de direito ou as pessoas para as quais foram enviados.
Diferença entre segurança digital e segurança da informação
A segurança digital consiste na adoção de processos e recursos voltados para garantir maior segurança na base de dados e informações sensíveis que um site ou uma empresa, por exemplo, coletam de seus clientes.
Ou seja, é a não violação da confidencialidade, integridade e disponibilidade de autenticidade de documentos e dados pessoais. Já a segurança da informação está relacionada com a proteção de um conjunto de informações no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou ou uma corporação.
Embora estejam interligados, não podem ser confundidos, na medida em que a segurança digital visa garantir a proteção de dispositivos e sistemas virtuais, enquanto a segurança da informação procura manter os dados presentes nesses dispositivos e sistemas a salvo de acessos ilegais e de roubo.
Papel do analista de suporte técnico na segurança da informação
Ao contrário do que os leigos podem pensar, o papel do suporte técnico em TI em uma empresa vai muito além de configurar servidores, fazer backups e recuperar senhas. É por meio de uma infraestrutura de TI adequada que é possível, para uma organização, planejar estrategicamente todas as demais áreas do negócio e corrigir o que for necessário.
No dia a dia, a responsabilidade passa por proteger todas as informações e dados que circulam na rede, minimizando vulnerabilidades, evitando a violação de dados e mantendo toda estrutura protegida de ataques.
A Start TI atua com soluções personalizadas em tecnologia da informação para que seu negócio opere dentro da normalidade que você precisa. Contamos com equipe altamente treinada e capacitada para manter sua área de TI em perfeito funcionamento e continuidade, sem ter que abrir mão da segurança da informação nas rotinas diárias,com todo suporte técnico para sua demanda.
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