A manutenção de data centers envolve uma série de procedimentos que têm, em geral, caráter preventivo, preditivo ou corretivo. Falaremos disso neste texto, mas em primeiro lugar é preciso entender que, essencialmente, visam evitar falhas de equipamentos, paralisações não programadas, aumentar a eficiência energética – que resulta na redução de custos – e manter a infraestrutura constantemente atualizada para garantir a segurança das informações armazenadas e processadas.
Manutenções têm foco na segurança da informação, mas também são fundamentais para reduzir custos, já que são menos onerosas que paralisações
Uma das grandes vantagens da manutenção de data centers é manter a segurança da informação. Porém, ela também é primordial para redução de custos, uma vez que são menos onerosas que paralisações não previstas.
Manutenção de Data Centers
Saiba mais sobre as manutenções, abaixo:
Manutenção preventiva: visa, sobretudo, evitar falhas nos equipamentos e é realizada mediante inspeções sistemáticas que identificam e corrigem falhas em seus estágios iniciais. Ou seja, os problemas são resolvidos antes de ocorrerem. Para isso, é preciso a adoção de um protocolo periódico de manutenção preventiva, para que os possíveis defeitos não sejam capazes de reduzir a eficiência ou paralisar o data center. Algumas atividades técnicas são realizadas, tais como medições térmicas com instrumentos de alta precisão, ajustes ou substituições de peças, reposição de partes ou peças danificadas ou desgastadas e troca de óleo e lubrificação;
Manutenção preditiva: é a manutenção de data centers realizada no limite máximo antes que o equipamento comece a dar problema e haja perda de sua eficiência. Em outras palavras, é feita com os equipamentos ainda em funcionamento, gerando poucos impactos à operação normal. Assim como a manutenção preventiva, a preditiva também demanda um protocolo de organização e visa aumentar a segurança e a confiabilidade das operações. Análises de qualidade do ar, inspeção termográfica com infravermelho em painéis elétricos e análises de vibração estão entre as atividades desenvolvidas;
Manutenção corretiva: no cenário de suporte técnico terceirizado para empresas, a manutenção corretiva, como o próprio nome sugere, corrige, conserta e soluciona problemas em equipamentos defeituosos. Tende a ser não programada, o que as difere das anteriores, uma vez que pode gerar interferências ou interrupções com perdas financeiras. Quando programada, sua vantagem é permitir a utilização de métodos de conserto mantendo o data center em operação.
Acima de tudo, há uma série de procedimentos específicos em cada manutenção e em cada operação dentro dos protocolos. Podemos citar a checagem da infraestrutura elétrica, da iluminação e da climatização, além do monitoramento e gestão ambiental e da testagem do sistema de detecção, alarme e controle de incêndio, como ações indispensáveis à manutenção de data centers.
Em suma, praticar o outsourcing de TI, isto é, contratar uma empresa especializada em serviços de TI, é o melhor caminho para manter as informações e os dados do seu negócio e de seus clientes em perfeita segurança.
A Start TI atua neste segmento, com o compromisso de manter sua empresa funcionando, com toda proteção necessária para garantir a melhor performance.